Foi dado início nesta segunda-feira (27) as atividades escolares do
Regime Especial de Ensino para os alunos da rede estadual de educação da
Paraíba. A medida foi estabelecida devido a suspensão das aulas
presenciais para evitar a propagação do covid-19 e se mantem em vigor
por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.
O secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, explicou que “ dada a excepcionalidade, percebemos a necessidade de durante o regime, desenvolver atividades pedagógicas que considerem o currículo escolar, como também o momento que vivenciamos atualmente. Por isso, serão baseadas em grandes eixos que promovem novas formas de trabalhar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes da Rede Estadual”.
Para fazer valer as aulas a Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘ Paraíba Educa’, que reúne todas as informações sobre o Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Clique aqui para o site Paraíba Educa:
https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados o Google Classroom, para aulas online que serão organizadas pelas próprias escolas, esta ferramenta será usada pelas turmas que estão matriculadas na plataforma SABER da SEECT, vídeo aulas, a SEECT disponibilizara uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibido em canal aberto em diferentes regiões do estado, redes sociais, servirão como ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais criados por cada escola.
Para quem não tem acesso aos recursos disponíveis
Para aqueles que não tiver acesso aos recursos disponíveis, o material será distribuído em formato impresso nos casos em que a escola constatar a impossibilidade dos estudantes acessar as plataformas disponíveis. A logística de distribuição será definida por cada instituição, de acordo com a sua realidade, em diálogo com a Gerência Regional e a SEECT.
Acessibilidade
Para os estudantes com surdez, que fazem uso da língua Brasileira de Sinais
(Libras), será disponibilizado a presença de um interprete nas salas virtuais, este articulado pela equipe gestora da escola e respectiva Gerência Regional de Ensino, e material pedagógico acessível. Para os estudantes com deficiência visual, os materiais serão disponibilizados de maneira textual e deverão estar em formato PDF, para que ele possa ser acessado usando as tecnologias assistidas de leitura de tela.
Vitória Borges
Primeiras Notícias
O secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, explicou que “ dada a excepcionalidade, percebemos a necessidade de durante o regime, desenvolver atividades pedagógicas que considerem o currículo escolar, como também o momento que vivenciamos atualmente. Por isso, serão baseadas em grandes eixos que promovem novas formas de trabalhar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes da Rede Estadual”.
Para fazer valer as aulas a Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘ Paraíba Educa’, que reúne todas as informações sobre o Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Clique aqui para o site Paraíba Educa:
https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados o Google Classroom, para aulas online que serão organizadas pelas próprias escolas, esta ferramenta será usada pelas turmas que estão matriculadas na plataforma SABER da SEECT, vídeo aulas, a SEECT disponibilizara uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibido em canal aberto em diferentes regiões do estado, redes sociais, servirão como ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais criados por cada escola.
Para quem não tem acesso aos recursos disponíveis
Para aqueles que não tiver acesso aos recursos disponíveis, o material será distribuído em formato impresso nos casos em que a escola constatar a impossibilidade dos estudantes acessar as plataformas disponíveis. A logística de distribuição será definida por cada instituição, de acordo com a sua realidade, em diálogo com a Gerência Regional e a SEECT.
Acessibilidade
Para os estudantes com surdez, que fazem uso da língua Brasileira de Sinais
(Libras), será disponibilizado a presença de um interprete nas salas virtuais, este articulado pela equipe gestora da escola e respectiva Gerência Regional de Ensino, e material pedagógico acessível. Para os estudantes com deficiência visual, os materiais serão disponibilizados de maneira textual e deverão estar em formato PDF, para que ele possa ser acessado usando as tecnologias assistidas de leitura de tela.
Vitória Borges
Primeiras Notícias
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